Câmara TL Setembro

Com esquema de intercâmbio de doses, SMS de TL anuncia nova etapa da Campanha de Imunização contra a Covid-19

Facebook Twitter

Com esquema de intercâmbio de doses, SMS de TL anuncia nova etapa da Campanha de Imunização contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas recebeu mais 3.915 doses de Vacina Contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado de MS, e com isso anuncia a continuidade da Campanha de Vacinação para todos que tenham mais de 12 anos de idade, bem como 2ª e 3ª dose para grupos específicos nas Unidades de Saúde e Central de Imunização.

INTERCAMBIALIDADE DE VACINAS

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), autorizou os municípios a realizarem a chamada intercambialidade de vacinas contra a Covid-19. Assim, quem tomou a primeira dose do imunizante da Astrazeneca poderá receber a segunda dose com a vacina da Pfizer, desde que respeitados os prazos definidos entre as aplicações.

A autorização está publicada na Resolução Ad /Referendum N.º 208, da SES e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne os secretários municipais de Saúde dos 79 municípios e técnicos estaduais. Os municípios estão autorizados a realizar a intercambialidade de doses a partir dos lotes da Pfizer que chegaram ao Estado na segunda-feira (13) e foram distribuídos aos municípios nesta terça-feira (14).

Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, estudos recentes apontam a eficácia da intercambialidade de vacinas contra a Covid-19. "Temos constatações científicas de que essa medida apresenta segurança e pode levar ao aumento da resposta imunológica das pessoas", constata.

Outra justificativa para a aprovação da intercambialidade foi o atraso no envio, pelo Ministério da Saúde de lotes de Astrazeneca, devido à falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produção de doses pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). "Para não atrasar o calendário vacinal, autorizamos os municípios a aplicarem a D2 de Pfizer nas pessoas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca, e que precisam completar o esquema vacinal", explica o secretário.

A intercambialidade entre as vacinas também foi liberada pelo Ministério da Saúde por meio da nota técnica nº6/2021, quando não for possível aplicar a segunda dose com o imunizante do mesmo fabricante. A segunda dose deverá ser administrada no intervalo previamente aprazado, respeitando o intervalo adotado para o imunizante utilizado na primeira dose.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

– Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de referência dos bairros de acordo com os dias e horários abaixo:

De quarta-feira (15) a sexta-feira (17) das 8h às 13h

Ou

– Central de Imunização – Prédio da Biblioteca Municipal que fica na Rua Alexandre Costa, 241 – Centro – Circular da Lagoa Maior de acordo com os dias e horários abaixo:

De quarta-feira (15) a sexta-feira (17) das 14h às 18h

1ª DOSE

Todo cidadão (ã) que tenha mais de 12 anos de idade pode se imunizar com a 1ª Dose contra a COVID-19 em qualquer local listado acima. Para receber a vacina, pessoas entre 12 e 16 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade e todos, independente de idade, devem apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado de Três Lagoas (caso não tenha em seu nome, leve uma declaração de residência do responsável pela casa onde mora), Cartão SUS atualizado de Três Lagoas (você também pode baixar o aplicativo para celular Conecte SUS) e CPF.

2ª DOSE

Pessoas que tomaram a 1ª dose de Coronavac, Astrazeneca e Pfizer poderão tomar, a 2ª de acordo com o esquema abaixo:

– Coronavac – quem recebeu a 1ª dose há mais de 14 dias

– Pfizer – quem recebeu a 1ª dose até o dia 02 de agosto de 2021

- Astrazeneca - quem recebeu a 1ª dose até o dia 01 de julho de 2021 (em esquema de intercâmbio com a Pfizer)

Para receber a vacina, a pessoa deve levar documento oficial com foto e o Comprovante de Vacinação que recebeu no ato da 1ª dose.

3ª DOSE

IDOSOS COM MAIS DE 60 ANOS DE IDADE (VEJA REGRA)

Todas as pessoas que tenham mais de 60 anos de idade e que receberam a 2ª dose de qualquer um dos imunizantes (Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca) ou que tomaram dose única (Janssen) há mais de 4 meses, devem se imunizar com a 3ª dose ou dose de reforço no caso da Janssen (dose única). Para receber a vacina, a pessoa deve levar documento oficial com foto e o Comprovante de Vacinação que recebeu no ato da 1ª dose.

PESSOAS IMUNOSSUPRIMIDAS (VEJA REGRA)

Além desses, pessoas imunossuprimidas que receberam a 2ª dose de qualquer um dos imunizantes (Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca), bem como aqueles que tomaram dose única (Janssen) há mais de 28 dias, devem se imunizar com a 3ª dose. Para receber a vacina, a pessoa deve levar laudo médico que comprove a comorbidade, bem como documento oficial com foto e o Comprovante de Vacinação Covid-19 que recebeu no ato da 1ª dose.


Campanha SetembroTCE

Compartilhe e faça seu comentário