AEMS 2021

Com saudades, alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas iniciam aulas presenciais

Facebook Twitter

FIEMS

Com saudades, alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas iniciam aulas presenciais

O primeiro dia de aulas presencias na Escola do Sesi de Três Lagoas foi marcado pela saudade dos alunos e colaboradores, que estavam sem contato desde março do ano passado, quando as aulas passaram a ser remotas devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, 547 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio puderam voltar para a sala de aula nesta quinta-feira (18/02) após autorização da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal.



No início do ano letivo, que começou no dia 2 de fevereiro, as aulas estavam sendo realizadas de forma remota por determinação da Prefeitura, porém, depois de vistorias feitas pela Vigilância Sanitária, a unidade conseguiu liberação para receber os alunos de forma presencial. O ambiente escolar foi adaptado seguindo as regras estabelecidas pelo município, que foram desenvolvidas de acordo com o protocolo de biossegurança elaborado pelo SST (Segurança e Saúde no Trabalho) do Sesi.



O gerente da unidade do Sesi de Três Lagoas, Fernando Rodrigues lembra que depois de quase um ano de ensino remoto por conta da pandemia provocada pela Covid-19 todos estavam ansiosos para o retorno. “A escola foi minuciosamente preparada para receber os alunos com todas as medidas de biossegurança necessárias. Sabemos o quanto esse momento foi esperado por pais e alunos e toda estrutura da escola foi adaptada e nossos colaboradores orientados”, completou.



Por medida de segurança, as aulas vão ser oferecidas em sistema híbrido, com escalonamento dos alunos entre as aulas presenciais e remotas, respeitando o limite de lotação das salas estabelecido por decreto municipal. Assim como o período de entrada e saída dos alunos quem também foi dividido para evitar aglomeração. Uma pesquisa realizada pela escola apontou que 64% dos pais e responsáveis desejavam o retorno das aulas presenciais. Mesmo assim, pais e responsáveis podem escolher se preferem que o aluno volte para a escola ou continue com aulas de forma remota.



A diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleica Alves Guimarães, explicou que a estrutura do colégio foi toda adaptada para receber os alunos. “Os professores e colaboradores estão prontos para o retorno presencial tão desejado. Seguimos todos os protocolos de biossegurança, mas para que tudo dê certo é imprescindível que cada um cumpra com a sua responsabilidade, professores, equipe pedagógica e administrativa, alunos e responsáveis, pois a situação da pandemia ainda é preocupante, então não podemos baixar a guarda”, pontuou.



O estudante Matheus Meireles Abe, de 15 anos, aluno da 1ª série do Ensino Médio, é um dos que retornaram às aulas presenciais. A mãe do aluno, Elenita Abe, conta que o filho estava ansioso e que acha de extrema importância o convívio escolar. “A socialização na escola é fundamental para ele e acredito que para todos os alunos. Esse período de distanciamento dos amigos e dos professores foi muito difícil. Acredito que a escola é essencial para a educação plena das crianças”, explicou Elenita Abe.



Pais, alunos e colaboradores receberam cartilhas com as orientações de medidas de biossegurança dentro e fora da escola, como, por exemplo, o uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social, não compartilhar materiais e alimentos, entre outras. Além disso, a equipe técnica do SST do Sesi segue acompanhando de perto o retorno dos alunos para garantir o cumprimento de todas as medidas de biossegurança.


Aline Moura

Compartilhe e faça seu comentário