Como melhorar a saúde do trabalhador da empresa? Confira 4 dicas

Facebook Twitter

Reprodução

Como melhorar a saúde do trabalhador da empresa? Confira 4 dicas

Cuidar da saúde do trabalhador aumenta a qualidade de vida no trabalho, eleva a satisfação com o ambiente, promove uma maior integração entre a equipe, desperta o surgimento de novas lideranças e otimiza a rotina de tarefas. Para a empresa, diminui os índices de afastamento e gastos com despesas médicas, reduz os acidentes de trabalho, a rotatividade de funcionários e aumenta a produtividade e desempenho do trabalhador.

Se nem essa série de benefícios lhe convenceu a investir no bem-estar dos colaboradores, o gestor da área de soluções e promoção de saúde para o trabalhador do Sesi, Fábio Takeda, detalha cada produto oferecido pela instituição para auxiliar no dia a dia das empresas e trabalhadores de Mato Grosso do Sul a adotarem um estilo de vida mais saudável.

1.         Ginástica Laboral na Empresa

Se o funcionário não precisa trocar de roupa ou mudar de ambiente para fazer os exercícios propostos, trata-se da ginástica laboral, explica Fábio Takeda, que além de gestor do programa de SPS do Sesi, é formado em Educação Física e consultor. Para além da ginástica, o trabalho realizado pelo Sesi dentro da empresa tem como objetivo melhorar ou manter a boa aptidão física e capacidade funcional dos colaboradores, por meio da prática de exercícios físicos.

2.         Circuito do bem-estar

O circuito contempla atividades coletivas de orientação e aconselhamento para o trabalhador, pautadas em cinco temas: abordagem dos temas de atividade física, alimentação saudável, relacionamentos interpessoais, comportamentos preventivos e gestão do estresse. O objetivo principal, explica Fábio Takeda, é motivar e levar conhecimento, de maneira a melhorar a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

3.         Promoção da saúde bucal

Neste tipo de ação, um dentista vai até a empresa e, com apoio da equipe do Sesi, leva diversas soluções preventivas e educativas para promover a saúde bucal. O objetivo é contribuir com a diminuição de queixas dos trabalhadores relacionadas a problemas odontológicos.

4.         Alimentação e nutrição

Aqui o objetivo é prevenir e evitar os impactos causados pelas chamadas DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), como diabetes, pressão alta, colesterol, entre outros males que têm mais chances de acometer aqueles que não adotam um estilo de vida saudável. O Sesi leva até a empresa nutricionistas que abordarão informações sobre educação nutricional, ações de alimentação saudável, e palestras educativas.
AEMS
Plenitude WebTv

Compartilhe e faça seu comentário