Dia dos Namorados: confira as dicas de segurança para as compras online

Facebook Twitter

Reprodução

Dia dos Namorados: confira as dicas de segurança para as compras online

Além de uma data especial para o comércio, o Dia dos Namorados é também um dos maiores eventos do ano para os apaixonados. Com o aumento do volume de transações online, é preciso estar atento para realizar as transações de forma segura, evitando fraudes e vazamento de dados.

“Cibercriminosos costumam aproveitar datas comemorativas para aplicar golpes e roubar dados de usuários”, aponta o especialista em segurança corporativa do Itaú Unibanco, Richard Bento. “Por isso, é preciso ficar atento e tomar cuidados para garantir uma compra segura, sem surpresas negativas”.

O Itaú recomenda cuidado ao receber mensagens na internet com pedidos de atualização de dados bancários e pessoais, preços muito abaixo da média do mercado e prazos apertados para que links sejam clicados. Erros de português nessas mensagens podem ser indícios de que algo está errado. Além disso, as promoções nas redes sociais que oferecem grandes descontos ao utilizar os cartões e  ofertas de funcionalidades que não existem também são enganosas: estas mensagens têm como objetivo obter senhas e dados privados dos usuários.

De acordo com Richard, outra forma de se precaver é não clicar em links e nem abrir anexos suspeitos em e-mails, que podem infectar o computador ou smartphone do usuário com programas maliciosos capazes de ativar funcionalidades sem o seu conhecimento ou monitorar e controlar seu dispositivo.

O especialista sugere que usuários não façam transações bancárias nem compras online através de redes Wi-Fi públicas, e utilizem o cartão virtual para fazer compras na internet. Além disso, orienta que clientes mantenham uma senha segura e antivírus, navegador e sistema operacional atualizados. Um outro modo de se precaver é sempre garantir a credibilidade da loja antes de efetuar qualquer compra online, checando comentários e avaliações de usuários para identificar possíveis riscos.

Caso haja qualquer suspeita durante a transação, o banco recomenda que os usuários a interrompam imediatamente e entrem em contato com a central de atendimento oficial do cartão.
AEMS
Plenitude WebTv

Compartilhe e faça seu comentário