Atenção Eleitor: Ficou impossibilitado de votar? Saiba o procedimento para justificar sua ausência nas urnas

Facebook Twitter

Leonardo Rodrigues

Atenção Eleitor: Ficou impossibilitado de votar? Saiba o procedimento para justificar sua ausência nas urnas

Juliane Guimarães Radael Santos, Chefe de Cartório no Fórum Eleitoral de Três Lagoas.

Neste domingo (7), acontece em todo território nacional a Eleição 2018 para Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais. Em entrevista para o Expressão MS, Juliane Guimarães Radael Santos, Chefe de Cartório no Fórum Eleitoral de Três Lagoas, explicou qual procedimento para eleitores que não puderem exercer o voto no dia da eleição no município em que é inscrito, apresentando justificativa para manter em dia suas obrigações eleitorais.

“Em Três Lagoas qualquer sessão eleitoral pode receber justificativa, todo local de votação e sessão. É necessário apresentar Título de eleitor e um documento com foto. Caso a pessoa não tenha o título, e ela souber qual o seu local de votação a sua sessão ela pode ir somente com o documento com foto, ai é bem abrangente, pode ser a carteira profissional, RG, CNH”, explica.

Após Eleição

Para aqueles que não fizerem a justificativa no dia da eleição o prazo para é de 60 dias, sendo necessário apresentar no Cartório Eleitoral a comprovação que motivou o não comparecimento na votação, para ser encaminhando e avaliado por um juiz eleitoral.

 “É interessante que a justificativa seja feita no dia da eleição, porque depois se o eleitor vier aqui ao cartório para justificar ele vai ter que trazer comprovação do motivo da ausência. Vamos receber justificativas de eleitores de outras zonas eleitorais, então fazemos o encaminhamento. Por exemplo, vamos supor que o juiz Eleitoral é lá de Andradina, pode ser que o juiz não aceite sem uma comprovação, por isso eu sempre oriento a quando vier justificar após eleição para trazer uma comprovação daquilo que está sendo alegado como Comprovante: atestado médico, passaporte, bilhete de passagem”.

2º turno
Em caso de segundo turno, a justificativa deverá ser feita separadamente. De acordo com Juliane, a falta de comprovante nos dois turnos vai constar como duas ausências. “Cada turno é considerado uma eleição. Se não votou no primeiro e no segundo, vai ficar com duas ausências. Após 3 eleições consecutivas sem votar e sem justificar o título é cancelado”, finaliza.
Nico Cabeleireiro

Compartilhe e faça seu comentário