PMTL - Natal Mágico - 06 a 14/12

Castramóvel permanece no pátio da Escola "Marlene de Noronha Gonçalves"

Facebook Twitter

Foto - Divulgação

Castramóvel permanece no pátio da Escola

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, desde o dia 31 de julho, portanto, há uma semana, permanece no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Professora "Marlene de Noronha Gonçalves", no Jardim Maristela, onde deverá permanecer até dia 17 (sexta-feira).

Nesta primeira etapa, a unidade móvel de atenção à saúde animal, trailer devidamente equipado para castração de cães e gatos e outros procedimentos, o popularmente denominado "Castramóvel", vem atendendo a moradores, donos de cães e gatos, dos bairros Jardim Imperial, Jardim das Violetas e Jardim Eldorado e adjacências,

A equipe do Castramóvel, sob a responsabilidade do médico veterinário, coordenador do CCZ, Hugo Nogueira Faria, com a participação de universitários estagiários do curso de Medicina Veterinária das Faculdades AEMS, até esta terça-feira (7), havia castrado 35 animais de estimação, sendo 28 cães e sete gatos.

O atendimento é previamente agendado com os Agentes de Endemias, que visitam periodicamente as residências, ou diretamente com a equipe do Castramóvel, no local onde estiver estacionado, no período da manhã, como explicou o veterinário Hugo Faria.

Foi desse jeito que Antônio Faustino Martins Filho, morador do Jardim das Violetas e dono do "Sultão", cão de médio porte e sem raça definida, com idade presumida de pouco mais de um ano, agendou o procedimento para sexta-feira (10).

"Esta é uma iniciativa muito boa da Prefeitura de Três Lagoas. Além da melhoria da saúde dos cães e gatos e prevenção de doenças, evita o aumento desordenado de filhotes que, muitas vezes, são abandonados nas ruas e praças", comentou Antônio Faustino.

"A procura por estes serviços vem sendo tranquila, sem problemas, porque os procedimentos são previamente agendados e as pessoas são também orientadas a como proceder corretamente", comentou a estudante estagiária de Medicina Veterinária, Caroline Vieira Pedroso Santiago, que veio de Belém (PA) para estudar em Três Lagoas.

Enquanto preenchia a ficha de cadastro do Sultão, a universitária orientava o seu dono quanto aos cuidados de preparação do animal para a castração, como jejum de oito horas e o uso correto da medicação após a cirurgia.

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Na inscrição, o dono do animal assina o "Termo de Responsabilidade  Para Castração" do seu cão ou gato, assim como assina um "Protocolo" de orientações recomendadas para o período pré-cirúrgico e pós-cirúrgico.  

Como consta no protocolo, os donos de animais, além de receberem gratuitamente a medicação prescrita pelo veterinário, também são orientados quanto à dosagem e duração da medicação.

"Notei que é um serviço sério, competente e com responsabilidade, como a maioria dos meus vizinhos está comentando. Por isso, também resolvi conferir e marcar a castração do Sultão, disse Antônio Faustino.

ETAPAS

Após esta primeira etapa, que se estenderá até dia 17, a equipe do Castramóvel está decidindo permanecer no mesmo local, por mais quatro semanas, mas atendendo, nesta segunda etapa, preferencialmente, aos moradores dos bairros Vila Verde, Samambaia, Flamboyant e Jardim Maristela.

Esta segunda etapa de atendimento do Castramóvel será no período de 20 de agosto a 14 de setembro, quando depois irá deslocar-se para o pátio do Centro de Educação Infantil – CEI Professora Andrea Martinez Tabanez", no Residencial Novo Oeste, para mais uma etapa.

Nesta que será a 3ª etapa, no CEI Professora "Andrea Martinez Tabanez", a partir do dia 17 de setembro, a equipe do Castramóvel estará atendendo aos donos de cães e gatos do Residencial Novo Oeste, Residencial Orestinho e Bairro Jardim Carandá.

Na 4ª etapa da programação de ações do Castramóvel, serão atendidos os moradores dos bairros Vila Maria II, ferroviário e Jardim das Hortências, na Escola Municipal Olyntho Mancini, na Vila Haro.

Em data oportuna e mais próxima, estaremos divulgando os locais onde o Castramóvel estará estacionado e quais os bairros que deverão ser atendidos nas próximas etapas.
Nico Cabeleireiro

Compartilhe e faça seu comentário