Prefeitura Aniversário Três Lagoas

Quem não tomou vacina contra gripe em Três Lagoas tem somente esta semana para se imunizar

Facebook Twitter

Foto - Divulgação

Quem não tomou vacina contra gripe em Três Lagoas tem somente esta semana para se imunizar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização, informa à população que a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza-A termina nesta semana.

Devido ao feriado do Aniversário da Cidade, dia 15 de junho, último dia da campanha em todo o Brasil, como anunciou o Ministério da Saúde, em Três Lagoas, a vacinação contra a gripe termina na quinta-feira (14), em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família, unidades de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e na sala de vacinas do Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Como informou a coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja, até sexta-feira (08), do total de 23.615 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários de risco, 15.750 haviam sido imunizadas contra a Gripe Influenza-A, o que corresponde a 66,69% de cobertura vacinal.

“O que nos preocupa, nesta campanha, são as parciais dos grupos prioritários, que precisam ser vacinados contra a gripe e correm sérios riscos de ficar doentes de gripe”, alertou a enfermeira Humberta.

Na maioria dos grupos prioritários, os resultados de cobertura da Campanha de Vacinação Contra a Gripe estão pouco acima dos 55%, ou seja, um pouco mais da metade do número estimado, como é o caso de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.

Nesse caso, a população estimada de Três Lagoas, nessa faixa etária, é de 7.680 crianças e “pouco mais da metade de nossas crianças foi imunizada contra a gripe e isso nos preocupa”, observou a enfermeira.

No caso de idosos, a cobertura está “bem melhor, mas também não alcançou os patamares desejados, ou seja, 90%. Em Três Lagoas, temos uma população estimada de 10.406 pessoas com idade acima de 60 anos. Conseguimos vacinar até agora, um pouco mais de 71%, ou seja, 7.389 idosos”, comentou a coordenadora de Imunização da SMS.

A vacina contra a Gripe Influenza-A continuará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (Postinhos dos Bairros) e também no Setor de Imunização no CEM, “somente nesta semana”, confirmou Humberta.

Como consta no último Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS em dados extraídos até o dia 7 de junho (quinta-feira), em Três Lagoas foram notificados 14 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ou seja, de Gripe. Desse total, três casos foram confirmados de subtipagem H1N1 e um caso de H3N2. Uma pessoa morreu em decorrência da Gripe.
Nico Cabeleireiro
Fibria Grupo A de comunicação - Junho 2018 - Até dia 30

Compartilhe e faça seu comentário