Prefeitura Aniversário Três Lagoas

Festa de São Benedito pode se tornar patrimônio histórico de MS

Facebook Twitter

Foto: Divulgação

Festa de São Benedito pode se tornar patrimônio histórico de MS

Festa de São Benedito é realizada na comunidade Tia Eva, no mês de maio

A festa de São Benedito, que é realizada todo mês de maio na comunidade quilombola Tia Eva, em Campo Grande, pode se tornar patrimônio histórico e cultural do Estado. O deputado Enelvo Felini (PSDB) apresentou o projeto de lei na Assembleia, para que tenha este reconhecimento.

De acordo com o parlamentar, a festa de São Benedito vai completar 99 anos de celebração de forma ininterrupta no local, já sendo uma referência e tradição em Campo Grande e Mato Grosso do Sul. "Os festejos começaram entre os familiares da Tia Eva e hoje atraem cerca de quatro mil pessoas à comunidade", justificou.

Ele ainda cita que a comunidade da Tia Eva, que fica no Jardim Seminário, região norte da cidade, reúne mais de 130 famílias, que são descendentes dos negros do quilombo. "Foi fundado pela Tia Eva, quando veio de Goiás para Campo Grande, em carro de boi acompanhada de suas três filhas e esposo, onde ergueu a Igreja de São Benedito".

A capela construída pela ex-escrava Eva Maria de Jesus é o ponto principal da festa que segue até o dia 25 de maio. Prestes a completar 100 anos, a tradição começou com uma promessa. Ao ter uma ferida curada, Tia Eva prometeu construir a igreja para São Benedito e assim abrigar a pequena imagem de madeira.

Em 1998, a igreja foi tombada como patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul e dez anos depois a comunidade ganhou o reconhecimento como área remanescente de quilombo. A festa ocorre anualmente de 11 a 20 de maio, em Campo Grande. "Esse evento festivo busca resgatar e conservar aspectos da cultura da comunidade negra".

O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado pelos deputados no plenário. Se for aprovado ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja(PSDB).
Nico Cabeleireiro
Fibria Grupo A de comunicação - Junho 2018 - Até dia 30

Compartilhe e faça seu comentário