PMTL - REFIS - 18/10 a 01/11

Escolas Municipais podem retornar as aulas no dia 19 de fevereiro

Facebook Twitter

Foto: Ascom

Escolas Municipais podem retornar as aulas no dia 19 de fevereiro

O Prefeito junto a Secretária de Educação, vem visitando as obras desde o ano passado.

As Escolas Municipais de Três Lagoas podem retornar as aulas no dia 19 de fevereiro segundo o Prefeito Angelo Guerreiro, devido a reformas que estão em fase de finalização e limpeza necessária nos espaços antes da chegada dos alunos.

Em entrevista ao ExpressãoMS, Guerreiro afirmou que algumas escolas passam por uma intensa reforma antes de iniciar o ano letivo e que as empresas responsáveis, estão trabalhando dentro do cronograma  praticamente 24h para entregar as obras até a próxima semana.

Um grande exemplo é o antigo espaço conhecido como “Irmãs Sheila” localizado no bairro Interlagos, que chegou a ser interditado por danos graves na estrutura e que passa por reparos para receber alunos da primeira a quarta série do ensino fundamental.

Faltando poucos dias para o começo das aulas, o Prefeito afirmou que esteve em reunião com a Secretária de Educação - Maria Célia Medeiros, aonde fez o pedido para que ela designasse o retorno para o dia 19 de fevereiro, segunda-feira,  pois ao final das obras  que devem acabar antes do dia 15, é necessário um dia de limpeza para recepção dos estudantes e profissionais.

A mudança ainda não foi confirmada pelo setor, mas já é cogitada no Executivo.

Educação em Três Lagoas

Ainda falando sobre educação, o administrador que esteve na Casa de Leis na terça-feira (6), abordando sobre o ano de gestão e metas para 2018, na solenidade de abertura do ano legislativo, explicou que utilizando recursos próprios, ainda em 2017 foi lançado o PROREME- Programa de Reestruturação e Ampliação das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, cujo objetivo é melhorar a estrutura física das unidades educacionais da Rede Municipal de Educação (REME) visando dar melhores condições de aprendizado aos alunos e de trabalho aos profissionais da Educação. 

A grande preocupação do setor é o aumento do número de vagas das Unidades Educacionais, ampliando a capacidade de acesso e permanência dos alunos.  Outra novidade no município foi a adesão a Matrícula Digital nas escolas que contribuiu para que todos os alunos fossem pré-matriculados, acabando de vez com filas e pais passando a noite na porta das escolas para efetuar as matrículas.

Para os gestores o trabalho de remanejamento e reordenamento somados à obras de reforma e ampliação,  possibilitaram o aumento 600 vagas nas creches.


Reformas

Ao todo, 21 escolas receberão obras, apenas seis dessas terão obras de pintura, sendo que as demais passarão por grandes reformas e ampliações. Algumas escolas já receberam ou estão recebendo as melhorias como ar condicionado para amenizar o calor intenso. 

A Escola Municipal “Ramez Tebet” é a que tem as obras mais avançadas dentro do PROREME. Atualmente, já houve um grande avanço na reforma dos banheiros, adequação da nova cozinha, além do “entelamento” das vigas do teto da quadra poliesportiva para evitar a permanência de pombos. A construção da nova escada de acesso ao piso superior está sendo finalizada e a reforma de salas de aula do piso superior está também em fase final. 

Outra Escola Municipal que se encontra com a reforma e ampliação avançadas é a “Gentil Rodrigues Montalvão”, que já ganhou uma nova cobertura de acesso à quadra, pintura completa, readequação de acessibilidade, reconstrução do piso de salas e pátio, pintura e colocação de forro de PVC nas partes internas e externas do prédio, dando assim beleza ao ambiente, uma vez que, além de cobrir o madeiramento das varandas, ainda oculta os cabos da nova fiação elétrica. O local também recebe construção de novas salas de aula. 

A Escola “Marlene Noronha”, no Bairro Vila Verde, recebe a substituição de pisos que estavam soltos, pintura interna e externa, readequação de portas e janelas, além da fiação elétrica. O local também recebeu a pintura do piso da quadra poliesportiva, substituição de forros que estavam soltos e recebeu o reparo em calhas que não davam a devida vazão à água da chuva. 

As obras na Escola Municipal “General Nelson Custódio” também seguem adiante com pintura de salas de aula, substituição de forro de madeira por PVC, além da reconstrução do piso de algumas salas de aula. O prédio já recebe nova pintura e, em breve, deve contar com novo refeitório, redimensionamento dos sanitários, além da construção de novas salas de aula. 

Conforme dados repassados pela Prefeitura, até o ano de 2020 a REME de Três Lagoas passará por diversas melhorias na infraestrutura dos prédios que abrigam as escolas e os Centros de Educação Infantil (CEIs). 

Ainda em 2018 as obras dos Centros de Educação Infantil do Jardim Acácias e Jardim das Flores, devem ser concluídas, ampliando as vagas e melhorando a vida das mães que buscam um lugar para deixar seus filhos enquanto trabalham.



Nico Cabeleireiro
Eldorado - Outubro de 2018

Compartilhe e faça seu comentário