Prefeitura Aniversário Três Lagoas

Janeiro Roxo reforça conscientização sobre Hanseníase e Campanha Nacional terá ação nas escolas

Facebook Twitter

Internet

Janeiro Roxo reforça conscientização sobre Hanseníase e Campanha Nacional terá ação nas escolas

A hanseníase é uma das doenças mais antigas já registradas na literatura. Com mais de 200.000 novos casos diagnosticados a cada ano no mundo, o Brasil  ocupa o segundo lugar em casos de portadores da doença. Em Mato Grosso do Sul, apresentou 1.500 casos novos nos últimos 4 anos.

Apesar do diagnóstico simples e tratamento gratuito, a falta de informação dificulta o acesso ao tratamento. A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, através da Superintendência Geral de Vigilância em Saúde, por meio do Programa Estadual de Controle da Hanseníase e Tuberculose celebram em janeiro a Campanha do Janeiro Roxo, que visa conscientizar a população sobre a importância dessa doença e alertar sobre o diagnóstico e prevenção de incapacidades, aumentando a avaliação de contatos como forma de interromper a cadeia de transmissão da doença.

Para este ano, além da Campanha do Janeiro Roxo, será realizada a V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma nas escolas, que acontecerá no primeiro semestre do ano letivo. A ação tem como público alvo alunos na faixa etária de 5 a 14 anos de idade, matriculados em escolas públicas. Em Mato Grosso do Sul, cerca de 20 municípios aderiram a campanha que irá contemplar mais de 111.000 crianças.

Além das ações de campanha, a SES realiza com frequência atividades com os municípios para garantir profissionais capacitados, busca ativa de casos novos, fortalecimento dos programas municipais, campanhas e acompanhamento das notificações, visando o diagnóstico e tratamento precoce desse agravo evitando sequelas irreversíveis.

Nico Cabeleireiro
Fibria Junho 2018

Compartilhe e faça seu comentário