Prefeitura Aniversário Três Lagoas

Governo publica orientações sobre cuidados com acidentes com animais peçonhentos no Verão

Facebook Twitter

Internet

Governo publica orientações sobre cuidados com acidentes com animais peçonhentos no Verão

O Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) divulgou nesta quinta-feira (11) a nota informativa para o aumento de acidentes por animais peçonhentos no período da Primavera e Verão (setembro a março). A nota traz as orientações e cuidados específicos para as ocorrências em seus diversos tipos, entre elas com aranhas, cobras e escorpiões.

Nos meses mais quentes e chuvosos (setembro a março) há um aumento no numero de acidentes por animais peçonhentos em relação aos demais meses do ano, cerca de 40% das ocorrências são registrados neste período. As estratégias de atuação, junto às populações expostas aos riscos de acidentes, devem incluir noções de prevenção e medidas de atuação frente às ocorrências de acidentes.
Entre as principais recomendações estão:
 
Não coloque as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou pedras. Caso seja necessário mexer nestes locais, é sugerido o uso de um pedaço de madeira, enxada, etc.;
  • Inspecione roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes, antes de usá-los;

  • Afaste camas e berços das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários. Não deixe que lençóis ou cobertores, sobre as camas e berços, encostem-se no chão. Escorpiões e aranhas podem utilizá-los como apoio e se abrigar entre esses tecidos e travesseiros;

  • Nivele as frestas das calçadas, pisos, paredes e portas;

  • Coloque uma barreira de proteção na parte inferior das portas;

  • Mantenha os domicílios e depósitos livres de insetos e roedores;

  • Deixe os lixeiros sempre tampados e com sacos plásticos;
Todo acidente por animal peçonhento deve ter atendimento realizado em uma unidade de saúde. Procure assistência médica emergencial para avaliação clínica do envenenamento. Ligue para o CIVITOX para suporte técnico-científico, orientação, conduta, em toxicologia clínica, e notificação, pelos telefones: 0800 722 6001/ (67) 3386-8655 e 150.

Nico Cabeleireiro
Fibria Junho 2018

Compartilhe e faça seu comentário